O poder da sua Marca

O Poder da sua Marca

Foi àquela correria, os documentos, a reforma, os materiais e esquecemos a Marca, e agora o que fazer. Muitas pessoas deixam a Identidade Visual de suas empresas por ultimo e na tentativa de economizar cometem um grave erro, a escolha de um profissional mal qualificado resumindo em custos risórios se comprometem a criar um projeto “bonitinho”.

Atualmente o mercado de trabalho para os designers está cada vez mais competitivo com os famosos micreiros, termo utilizado para pessoas que se auto titulam-se profissionais capacitados a criarem ou cuidarem da tão delicada imagem do cliente. Vastos conhecimentos em softwares, e muito confiantes de si, criam marcas com efeitos gráficos e mal sabem orientar os processos permitidos e os não permitidos da marca.

Afinal, esta economia vale apena?

O barato pode sair caro lá no futuro, quando falamos de Marca, falamos em projeto, quero construir uma casa, com quem devo falar, com um desenhista, ou com um arquiteto, e se a casa for mal construída qual é o resultado disto, nem preciso dizer que todo aquele investimento foi por água abaixo.
Muitas vezes não contratamos um profissional por não saber o que este profissional tem a nos oferecer, então diante disso vou-lhes apresentar um designer:

Entendamos o Design Gráfico como uma forma de comunicar visualmente um conceito, uma idéia, através de técnicas formais, intrinsecamente ligadas a referências básicas da Psicologia e Percepção visual. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre ‘imagem’ e texto.

Trata-se de uma profissão levada a cabo pelo Designer Visual especializado em design gráfico, que estende a sua área de ação aos diversos meios impressos de comunicação, resultando, mais concretamente, nas seguintes aplicações:
Fonte: Wikipedia.

Designer Gráfico trabalha com conceito e como conseqüência disso um projeto bonito e inteligente.

Com o que o designer trabalha?

Comunicação por meio de impressos, mídia digital, internet, cd-rom, vinhetas para TV, entre outros.

Viram como é a amplitude que podemos trabalhar, agora aplicar a tua marca mal estruturada nestes canais de comunicação o que resulta nisso, insatisfação.
Garanto que é um investimento interessante e cuidar da imagem de sua empresa é cuidar também da sua imagem, não saímos de casa com qualquer roupa, já imaginou trabalhar apenas de cueca, já pensou a imagem que iria passar para as pessoas ao redor, pode ser até engraçado no momento, mas quantas destas pessoas deixariam de comprar com você.

O poder da sua Marca

Antes de começar a falar dos meus trabalhos, vou iniciar esta nova categoria que abri em meu blog com aquele velho tabu que as pessoas insistem e permanecerem a utilizar, Afinal de contas, Marca, Logomarca e o que é logotipo?

Logotipo – Nossa Wikipédia diz: “Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma. ” Vou simplificar com exemplos, ninguém conhece a Coca-Cola né, só de mencionar o nome aposto que a imagem daquela fonte desenhada tomou o espaço na sua imaginação. Coca-cola não possui um símbolo, um desenho de algum objeto, é apenas a palavra, então o nome deste composto de letras é Logotipo, outro exemplo também nada conhecido, na estrada de longe é possível ver aquela concha sobre a palavra Shell, opa, temos ai um desenho mais uma palavra. Esta junção é dada o nome de Marca, Concha (símbolo) mais Shell (logotipo). Este tabu é muito comum, virou um vício de linguagem que as pessoas não tem a preocupação de mudar, mas se analisar é uma boa diferença, mas e a logomarca, quando se aplica? Esse termo não é mais utilizado, pelo menos para os designers não é mais utilizado. ter uma idéia desta questão, no próprio resultado da Wikipédia trás uma observação: “A expressão costuma ser confundida com o neologismo logomarca, cuja imprecisão e incorreção costumam ser questionados pelos designers e estudiosos do design gráfico.”

Mudando de assunto, abaixo quero falar um desta marca que fiz o redesign, foi complicado, mas quero dividir um pouco desta experiência.
A dona desta deste Buffet, criou um vinculo enorme com o símbolo ao ponto de não querer tirar ou melhorar o desenho, enfim depois de muita conversa e aceitando as condições de trabalhar com a idéia da bota, redesenhei e apliquei em várias situações.

Buffet Romy

Reparem o desenho antigo, era praticamente impossível fazer uma animação ou criar algo com ela, redesenhei ao ponto de possibilitar novas aplicações.
Abaixo, um anúncio com a nova estrutura. Procurei trabalhar com cores fortes, chamativas, pois o foco são festas infantis.

Anúncio Buffet Romy

A Marca a seguir é uma das minhas preferidas, pois fiquei horas pensando e cheguei em um resultado que o cliente largou tudo e disse é essa.
Queria muito trabalhar com uma assinatura, pois o produto que a Unique Tiras trabalha são peças finas, algo que queria chegar em um resultado de inicio.
Fiz uma rubrica com as iniciais do U e T. Vi algo que iria deixar ela mais forte, inverti a ordem deixando ela progressiva para cima, com isso obtive um ícone de um chinelinho e é justamente com tiras de chinelos, sandálias, entre outros que ele trabalha. De inicio é difícil ver, mas quando é mencionada a imagem do chinelo não sai da mente.

Unique Tiras

E por fim encerro, com a Samosi. Foi engraçado como conheci esta Ong, estava fazendo um curso de Gerenciamento de Pequenas empresas quando conheci a Gerente desta ONG, aos poucos fui me interessando pelo caso deles, eles necessitavam de um Site, porém como ter um site se a Marca estava terrivelmente sem condições de ser memorizada. Não aguentei, tive que ajudar, como poderia ser conivente com a precária situação deles e não ajudar. Me comprometi a ajudar sem custo algum, apenas de fazer um trabalho bem feito e ajudar aquela ONG que tem um trabalho muito nobre.

Samosi

Bazar Samosi

Espero que tenham gostado, quem quiser tirar dúvidas ou entrar em contato, estou a disposição.
Sua marca tem poder, basta explorar o máximo dela, mas com as pessoas certas.

Hugo D. Tockaes
Designer Gráfico.

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