Emoção Art.Ficial Bienal de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural

O Itaú Cultural apresenta a sexta edição da Bienal Internacional de Arte e Tecnologia, composta de uma exposição e um simpósio. O evento explora temas associados à presença, cada vez mais disseminada, de sistemas de informação e dispositivos tecnológicos na vida cotidiana, tendo como ponto de convergência as poéticas e as percepções estéticas possibilitadas pelas novas mídias interativas no campo das artes.

Desde 2002, com quase 400 mil visitantes nas cinco edições do Emoção Art.ficial, as mostras não só exibem a arte do nosso tempo, mas também ajudam a fazer a sua história, apropriando-se das novas tecnologias, subvertendo seus usos, desafiando as razões para as quais foram criadas.

A quinta edição da mostra, trazia à tona trabalhos nos quais o ciclo cibernético permitia às próprias máquinas apresentarem comportamentos e regras imprevisíveis até mesmo aos seus criadores. Neste ano, no Emoção Art.ficial 6.0, a proposta é criar um “espaço de convivência” voltado tanto para obras realizadas com novas mídias – arte com seres tecnológicos (robôs, organismos sintéticos) e expressões artísticas calcadas em mídias técnicas (computadores, celulares) – quanto para trabalhos elaborados em suportes tecnológicos considerados já tradicionais na arte contemporânea, mais especificamente o cinema e o vídeo.

Nesta abordagem, a realidade técnica não é captada em objetos estéticos específicos, para os quais seria necessária uma especialização, um conhecimento prévio de especificações encontradas em manuais. O método utilizado nos dez trabalhos, de acordo com a proposta, pode ser poético e naturalmente assimilado.

Em uma das obras uma imagem é repetidas vezes cortada em várias tiras e, em seguida, é computadorizadamente remontada e recomposta em sua forma original. Outra, explora o aspecto lúdico. Os visitantes podem desenhar figuras e escrever frases no teclado e vê-las projetadas em balões de histórias em quadrinhos partilhando seus pensamentos e estimulando uma conversação pública.

A mostra fica em cartaz de 30 de maio a 29 de julho de 2012.

Pra quem gostou, veja o site: http://www.emocaoartficial.org.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s