Halloween! As animações de terror que passaram pelo Anima Mundi!

Designer de personagens do longa A Noiva Cadáver, o espanhol Jordi Grangel ministrou uma masterclass no Anima Mundi 2010

Que tal relembrar algumas animações de terror nesse Halloween? O tema é um dos preferidos do público e também não poderia ser diferente. A liberdade que os artistas ganham para criar personagens com aparências únicas enche nossos olhos quando vemos o resultado final em cada textura na pele de um monstro, detalhes dos cenários… Bom, vamos lá!

Muitos de vocês nem eram nascidos, mas em nossa primeira edição, em 1993, exibimos o curta “The Sandman“, de Paul Berry. O trabalho, feito em stop motion, virou um eterno clássico do terror em animação e é lembrado até hoje pela galera das antigas do festival. A produção britânica fez sucesso no mundo todo e chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Curta de Animação em 1993.

Saltando alguns anos no tempo, já em 2005, tivemos a grata satisfação de assistir de pertinho a produção do curta “Beleteia e a Boneca Misteriosa“, no projeto Anima Escola. Os alunos do Núcleo de Artes Alencastro Guimarães mandaram muito bem no roteiro, além de nos presentearem com uma das narrações mais originais que já vimos par uma história de terror!

O clima cômico e ao mesmo tempo macabro de “ParaNorman” passou pelo Anima Mundi em 2012. Recebemos Mark Shapiro, responsável pelo marketing e gerenciamento do estúdio Laika, e tivemos a honra de assistir a trechos inéditos do filme antes de seu lançamento no Brasil. (Veja o artbook interativo do filme aqui).

Making-of em português…

E agora em 2013, o representante do gênero terror foi o curta britânico The Hungry Corpse, dirigido por Gergely Wootsch. Todo em preto e branco, dando um clima ainda mais sombrio, a animação se passa em Londres, na movimentada mas triste Trafalgar Square. O encontro incomum entre um velho e faminto cadáver e um pombo é o enredo da história…

Trailer…

Para fechar bem essa lista, ninguém melhor que Tim Burton, não é? Lançado em 2005, o longa “A Noiva Cadáver” conta com um elenco de peso, com nomes como Johnny Depp e Helena Bonham Carter. Não bastasse isso, a produção em stop motion ainda foi indicada ao Oscar de Melhor Filme de Animação do ano.

Em 2010, quem veio ao Anima Mundi para ministrar uma masterclass foi Jordi Grangel, responsável pelo design de personagens, adereços, figurinos, cenários e esculturas do filme de Tim Burton!

Veja o making-of…

por: Marcos Nepomuceno.

Fonte: Anima Mundi.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s