Storyboard perfeito: o primeiro passo para uma animação perfeita.

storyboard é uma das etapas mais importantes na produção de uma animação. Ele é a versão em desenhos do roteiro de um filme. Contém todo o seu conceito visual como o enquadramento, cortes e movimento de câmera, além de localizar os ambientes e inserir as personagens em cena.

Ele é a primeira oportunidade para observar se o que o diretor imaginava irá funcionar, o que permite uma melhor preparação para as filmagens, além de uma visualização mais palpável do roteiro. E tendo em mente que uma animação é uma atividade coletiva, é vital que toda a equipe esteja em sintonia quanto ao projeto em desenvolvimento.

Time-lapse: storyboard em 29 segundos!

Por isso, conversamos com Tarso Pizzorno,  artista de storyboard e ilustrador com experiência em mais de 300 filmes publicitários, desenhos animados e longa-metragens.

ANIMA MUNDI: Qual é a importância do storyboard no processo de criação de uma animação?

Tarso Pizzorno: No Storyboard são criados todos os planos do filme; é onde o diretor dá vazão a sua criatividade e arquiteta toda a narrativa visual. Antes dele, só existe o texto do roteiro. Após sua criação, toda a produção será baseada nele, que funcionará como um roteiro visual do projeto. Estamos falando de uma ferramenta de planejamento muito importante para qualquer pessoa que tenha a pretensão de empreender a realização de um filme, independente da técnica que será utilizada na sua confecção.

ANIMA MUNDI: Filmes de live action também podem ter um storyboard?

Tarso Pizzorno: Filmes live action não só podem como devem ter storyboard, principalmente para cenas de ação e efeitos. A diferença é que o storyboard para animação é mais detalhado e redundante do que o para live action. Na animação atual, ele é usado para construir o animatic (storyboard animado), importantíssimo quando tratamos de produção seriada, e geralmente já contém os keyframes (desenhos que definem o começo e o fim de um movimento para uma transição suave).

ANIMA MUNDI: O storyboard é valorizado como deveria no Brasil?

Tarso Pizzorno: Na animação profissional (principalmente nas séries animadas) ele é muito valorizado, ainda que a remuneração esteja aquém do ideal. No live action, filmes publicitários em especial, ele tem uma longa tradição de utilização no Brasil e a remuneração é bem melhor. No entanto, este trabalho também é mais difícil, dados os prazos exíguos e a exigência artística mais alta.

Fonte: Anima Mundi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s