Comprar um Powermac G4 MDD… ?

Powermac G4 MDD
Anunciada em agosto de 2002, o PowerMac G4 (Mirrored Drive Doors) incluiu várias melhorias de placas-mãe emprestados do servidor em rack Xserve lançado anteriormente. A velocidade do barramento na maioria dos modelos foi aumentada para 166 MHz, e uma / 2700 barramento de memória SDRAM Taxa de Dados Dupla PC2100 foi incluído. Processadores duplos foram incluídos em toda a linha, como foram reforçadas placas gráficas.

 

 

Powermac G4 MDD

Comprar um Powermac G4 atualmente pode ser até uma loucura, porém ainda é possível trabalhar com esse equipamento adaptando-se as atuais tecnologias. Periféricos originais requerem tempo e paciência, dificilmente são encontrados aqui no Brasil, além disso o Powermac dispõe de apenas duas entradas USB que facilmente podem ser ocupadas com o teclado e o mouse. Este problema pode ser facilmente resolvido com um adaptador bluetooth, e assim tronando possível usufruir de equipamentos com esta conexão. O teclado e o magic mouse funcionam muito bem retirando as ações do multi touch.

Coisas que você pode fazer…

Decoração – Por mais que os anos passem, a sua estrutura continua clean e chamativa, adereços em acrílicos, fazem esta máquina ainda chamar atenção roubando a cena de vários equipamentos atuais tornando assim um atrativo para a decoração de um um escritório, por exemplo.

Back-up – A época do IDE já se foi, mas é uma alternativa, quatro flats cable conectam discos rígidos tranquilamente, porém a parte chata achar discos que estejam com boa qualidade e de média capacidade (250Gb IDE).  Se para dados não te chama atenção, quem sabe uma base criar back-up de discos em CD ou DVD.

Servidor – Claro é possível transformá-lo em servidor, mas lembre-se o apelidaram de “Windtunnel” e realmente é um avião, chega a lembrar uma turbina de um avião comercial, até quando o cooler fica mais rápido. Se mesmo assim não te incomodar compre um headphone, usufrua ao máximo daquela entrada de fones de ouvido frontal, pois a caixa de som não é boa.

Internet – Navegar com estilo também pode ser uma opção, se cabos espalhados pela casa não te incomodarem, é possível se conectar através de cabos de rede, ou compre uma placa Wireless compatível com o modelo e pronto.

pmg4-mddWorkstation – Ainda é possível vê-lo como uma estação de trabalho, alguns softwares são compatíveis com a arquitetura PPC e o último sistema operacional foi o Mac Os Leopard rodando perfeitamente neste equipamento. É possível editar textos, tratar e manipular fotos, editar vídeos, entre outros. Alguns softwares são compatíveis como: iWorks 09, iLife 09, Microsoft Office 2008, Adobe Master Collection CS3, CorelDraw 11, Final Cut Studio. Existe a possibilidade de um pacote excluir da instalação um determinado programa, por exemplo, quando instalei o iLife o iMovie retirado e na suite CS3 o Adobe Encore e Premiere não foram instalados por conta do hardware.

Publicação Macworld

 

 

Powermac G4 MDDO G4 (MDD) foi um dos mais altos PowerMac, e ganhou o apelido de “G4 Windtunnel” por esta razão (Um plano de substituição do ventilador e fonte de alimentação foi posteriormente oferecido pela Apple). É fornecido em três configurações: um modelo dual 867 MHz, com 256 MB de RAM, um disco rígido de 60 GB, uma unidade / DVD-ROM CD-RW, e um de 32 MB NVIDIA GeForce4 MX placa gráfica foi 1.699 dólares; Dual 1 e 1,25 GHz modelos enviados com 256 e 512 MB de RAM, 80 e 120 GB discos rígidos, um “SuperDrive” DVD-R / CD-RW e um Pro placa de vídeo ATI Radeon 9000. Todos os modelos foram interrompidos em janeiro de 2003.

 

Por incrível que pareça ainda é funcional, embora o tempo e o hardware ultrapassado, este modelo proporciona upgrade se igualando a atualidade (bluetooth/wireless). É uma máquina que ainda da pra trabalhar com editoração de textos, ilustrações e para comunicação visual. Periféricos como mesas digitalizadoras “tablets” da Wacom, ainda disponibilizam os drives antigos.

Por Hugo D. Tockaes.

Informações técnicas: Apple History

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s